A Musicoterapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a música e as experiências musicais, resultantes do encontro entre terapeuta e paciente para desenvolver, ampliar, potencializar e reabilitar mudanças de contextos sociais e promover qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas.
A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, através de um processo musicoterápico elaborado a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo.
Esse plano de trabalho terapêutico acompanha as sessões de musicoterapia onde o fazer musical, ou seja, tocar um instrumento, cantar, improvisar sons, compor músicas, objetiva experimentar musicalmente momentos novos e inesperados que podem ampliar nossa consciência para novas experiências e promover mudanças conscientes em nossa vida.
A musicoterapia deve ser exercida por um profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC em Musicoterapia e com registro em seu órgão de representação de categoria.