Quando pensamos em pai, qual imagem vem a nossa mente? Um homem bonito, jovem, com uma carreira promissora, intelectual, etc… E quando nosso pai já é um “senhorzinho”, um idoso aposentado? Nesta semana especial para os papais, vamos falar sobre aquele que era chamado a pouco tempo atrás de “a sabedoria da família”. Sim o velho, ou se preferirem: os idosos, terceira idade, ou ainda, a melhor idade. Vamos falar dos pais dos nossos pais!!
Em nosso último post falamos sobre o brincar da criança e a sua importância no desenvolvimento infantil. Com o isolamento social estamos diante da disponibilidade e dificuldade em conviver intensamente com os nossos. Essa exigência atual mostrou a fragilidade das relações pessoais, assim como as relações entre pais e filhos e das demais pessoas que convivemos.
Neste cenário, algumas famílias optaram por um isolamento social com seus pais. Como uma forma de ajuda para com os pequenos em casa, diante da ausência da escola, ou mesmo por uma forma de cuidar dos mais velhos.
Desde o século passado muitas transformações ocorreram na forma como vemos a sociedade e a família, e por consequência, a velhice também sofreu múltiplas mudanças. Encontramos hoje as mais variadas configurações familiares, e uma delas é a presença dos avós em casa.
Estes novos padrões culturais, vindos de uma forte influência das inovações e novas tecnologias, produzem mudanças de comportamentos. Uma maior vulnerabilidade e superficialidade nas uniões, onde a velocidade dos eventos e a fragilidade dos relacionamentos tomam conta deste novo ambiente familia.
É aí que entram em cena os avós, que estão cada vez mais envolvidos na educação dos netos, participando ativamente da vida dos pequenos. Seja por uma opção já estabelecida ou por uma necessidade em tempos de pandemia, o fato é que os avós chegaram pra ficar na rotina e participação das famílias.
Então, nosso “Feliz dia dos Pais” vai para vocês também …. Pelo apoio, e pela participação na vida de seus netos.
Aquela imagem da vovó bordando na sala e o vovô lendo jornal na varanda, parece cada vez mais distante de nossa realidade. Eles ajudam na tarefa escolar, brincam de faz de conta, ensinam receitas, levam os pequenos para passear, passando mais tempo com seu filho do que vocês mesmos.
Cada dia mais vemos que os idosos conseguiram aumentar sua renda, tendo assim melhores condições de vida e maiores possibilidades de ajudar seus filhos e netos. E os nossos pequenos só tem a ganhar, essa relação de troca entre os idosos com jovens e crianças é muito enriquecedora.
Nós como pais devemos incentivar este convívio, valorizar as experiências vividas e transmitir respeito, amizade e admiração para nossos filhos.
E seja da forma como for sua família, aproveitem o Dia dos Pais da melhor maneira que puderem, em isolamento ou não, com menos consumismo e mais amor.
Um Feliz dia dos Pais!!!!